• Empreendedorismo Empresarial: Reconhecendo oportunidades para empreender
  • Definindo o Projeto de Empreendimento
  • Modelagem de negócios
  • Validação do modelo de negócio
  • O caminho até os clientes
  • Traduzindo o planejamento em números
  • Acompanhamento dos Projetos e Nossos Resultados
TEMA HABILIDADES OBJETIVOS
EMPREENDEDORISMO EMPRESARIAL EM13EMP102 RJ01 – Oportunidade para o(a) professor(a) fazer um breve apanhado do que foi aprendido no ano anterior com o intuito de relembrar os principais conceitos e auxiliar a adaptação dos novos alunos.
– Em seguida, a proposta é fazer uma discussão sobre o empreendedorismo empresarial a partir da análise e discussão de casos de criação de novos negócios.
PRINCIPAIS FATORES DE MUDANÇA NA SOCIEDADE CONTEMPORÂNEA EM13EMP202 RJ01
EM13EMP202 RJ02
– Os professores devem fazer uma apresentação, resumindo as principais macrotendências para os próximos anos.
– O intuito é indicar as áreas promissoras, o que merece maior atenção dos estudantes, bem como tentar combinar esta exposição com os interesses de cada um.
APROFUNDANDO AS PESQUISAS SOBRE NOVAS TENDÊNCIAS EM13EMP202 RJ01
EM13EMP202 RJ02
A idéia desta etapa é fazer com que os estudantes aprofundem as pesquisas sobre novas tendências de mercado a partir de suas listas de temas de interesse.
EM BUSCA DE OPORTUNIDADES EM13EMP201 RJ02 Com base nas pesquisas e discussões anteriores, os estudantes devem preparar, individualmente, uma lista de oportunidades de negócio promissoras. Trata-se de uma lista preliminar, no sentido de explorar possibilidades. O mais importante nesta etapa é pensar em diferentes temáticas. Não é preciso, e nem recomendado, um detalhamento neste momento.
TEMA HABILIDADES OBJETIVOS
TRAJETÓRIAS X OPORTUNIDADES EM13EMP304 RJ01 – Nesta etapa, os estudantes devem fazer uma análise de suas respectivas trajetórias, destacando os principais temas de interesse.
– Este é um primeiro esforço no sentido de buscar alinhamento entre as possibilidades listadas na semana anterior e os interesses e trajetórias dos estudantes. Desta forma, ficará mais fácil que eles se organizem em equipes, visando desenvolver em conjunto um projeto empreendedor.
REGISTRO PRELIMINAR DO PROJETO EM13EMP304 RJ01
EM13EMP304 RJ02
Com base no exercício da semana anterior, os estudantes devem definir as equipes dos projetos e o tema principal a ser trabalhado por cada equipe. É importante que eles registrem:
 a) nome do projeto ou do negócio (mesmo que seja um nome provisório);
 b) relação dos integrantes da equipe;
 c) explicação resumida da proposta empreendedora.
CONHECENDO O MERCADO EM QUE IREMOS ATUAR (PARTE 1) EM13EMP203 RJ01
EM13EMP203 RJ02
Chamar a atenção dos estudantes para a relevância da análise de mercado e da segmentação de mercado em um projeto empreendedor. Discutir itens como: panorama e dimensionamento de mercado; barreiras à entrada; segmentação; análise da concorrência.
CONHECENDO O MERCADO EM QUE IREMOS ATUAR (PARTE 2) EM13EMP203 RJ01
EM13EMP203 RJ02
– Partir da ideia preliminar dos projetos dos estudantes, utilizando as temáticas propostas por eles como exemplo para realizar buscas por informações sobre o mercado.
– Direcionar o olhar dos estudantes para a identificação do problema a ser resolvido e de seu respectivo segmento de clientes.
– Pedir para que os estudantes aprofundem as pesquisas e tragam mais dados para a próxima aula.
CONHECENDO O MERCADO EM QUE IREMOS ATUAR (PARTE 3) EM13EMP203 RJ01
EM13EMP203 RJ02
– Os grupos devem apresentar os resultados dos levantamentos feitos sobre os mercados de atuação de cada proposta empreendedora. Espaço para discussão e debate com toda a turma. O(a) professor(a) deve indicar ajustes e complementos.
– Na semana seguinte, os grupos devem trazer um registro ampliado do projeto, considerando as informações já apresentadas na semana 6 e acrescentando os itens a seguir: a) Qual o problema? Descrição do problema e de como foi identificado (problema no sentido de oportunidade de negócio). b) Quem tem o problema? Descrição do perfil de quem sente o problema. Ou seja, identificar o público que seria cliente do projeto. c) Por que o problema é relevante? Dados e justificativas que evidenciem a relevância do problema a ser resolvido. Importante indicar as fontes.
DETALHAMENTO DO REGISTRO DO PROJETO EM13EMP203 RJ01
EM13EMP203 RJ02
– Os grupos devem apresentar a consolidação do que trabalhado nas semanas anteriores:
a) nome do projeto ou do negócio;
b) relação dos integrantes da equipe;
c) explicação resumida da proposta empreendedora;
d) descrição do problema e de como foi identificado (problema no sentido de oportunidade de negócio);
e) descrição do perfil de quem sente o problema (público que seria cliente do projeto);
f) dados e justificativas que evidenciem a relevância do problema a ser resolvido.
– É comum que os alunos tenham dificuldades, principalmente, na delimitação de problema e segmento. É preciso dar atenção especial a esses pontos.
TEMA HABILIDADES OBJETIVOS
O MODELO DE NEGÓCIO EM13EMP203 RJ03
EM13EMP203 RJ04
– Apresentar aos estudantes o conceito de modelo de negócio.
– Apresentar as principais ferramentas de representação de modelos de negócios.
EXEMPLOS DE MODELOS DE NEGÓCIOS EM13EMP203 RJ03
EM13EMP203 RJ04
Trazer diferentes exemplos de modelos de negócios para discussão em sala de aula, visando reforçar o que foi apresentado na semana anterior.
MODELO DE NEGÓCIO DO PROJETO EMPREENDEDOR (PARTE 1) EM13EMP203 RJ03
EM13EMP203 RJ04
– Pedir aos grupos que representem o modelo de negócio de seus projetos (por meio do Canvas ou Lean Canvas).
– Esta atividade deve ser iniciada na aula e apresentada na semana seguinte.
MODELO DE NEGÓCIO DO PROJETO EMPREENDEDOR (PARTE 2) EM13EMP203 RJ03
EM13EMP203 RJ04
– Apresentação, discussão e ajustes da representação do modelo de negócio.
– O objetivo é que cada grupo tenha uma versão preliminar do modelo de negócio, algo suficiente para o início das discussões sobre o processo de validação, o que ocorrerá na semana seguinte.
TEMA HABILIDADES OBJETIVOS
O PROCESSO DE VALIDAÇÃO EM13EMP204 RJ01 – Apresentar as etapas do processo de validação, como elas se relacionam e como interferem no planejamento de novos empreendimentos.
– O intuito desta etapa é sensibilizar os estudantes para a necessidade de confirmar as premissas iniciais em relação ao negócio. “O papel aceita tudo” e podemos estar errados sobre alguns pontos. É preciso confirmar nossas principais premissas antes da realização de um investimento maior (de tempo e dinheiro) no empreendimento.
IDENTIFICANDO OS PRINCIPAIS RISCOS DO MEU PROJETO EM13EMP204 RJ02 – Apresentar aos estudantes quais são as principais premissas a serem validadas em um modelo de negócio.
– Fazer com que os estudantes identifiquem os elementos de maior risco, como ponto de partida para o processo de validação.
– Pedir para que os grupos façam um mapa dos principais riscos/premissas de seus projetos.
CONVERSANDO COM POTENCIAIS CLIENTES (PARTE 1) EM13EMP204 RJ03
EM13EMP204 RJ04
– Explicar aos estudantes maneiras de elaborar, conduzir e avaliar entrevistas e demais interações com potenciais clientes, parceiros e partes interessadas de projetos empreendedores.
– Explicar aos estudantes maneiras de elaborar testes para verificar aceitação e viabilidade de produtos e serviços, incluindo o planejamento e implementação de um produto mínimo viável.
CONVERSANDO COM POTENCIAIS CLIENTES (PARTE 2) EM13EMP204 RJ03
EM13EMP204 RJ04
– Solicitar aos grupos que construam um roteiro preliminar para as primeiras conversas com potenciais clientes.
– Analisar e debater os roteiros propostos, bem como indicar ajustes.
– Além disso, recomenda-se que os grupos preparem um plano de ação para a obtenção das primeiras entrevistas com potenciais clientes.
CONVERSANDO COM POTENCIAIS CLIENTES (PARTE 3) EM13EMP204 RJ03
EM13EMP204 RJ04
– Acompanhar o processo de realização de entrevistas com potenciais clientes.
– É fundamental que os grupos apresentem um relato semanal dos avanços obtidos com tais interações e de que maneira isto influencia a confirmação/ajustes das premissas iniciais em relação ao modelo de negócio.
– É importante que o canvas seja atualizado, semanalmente, incluindo cada novo aprendizado.
CONVERSANDO COM POTENCIAIS CLIENTES (PARTE 4) EM13EMP204 RJ03
EM13EMP204 RJ04
– Espaço para consolidação dos dados que foram obtidos até o momento por meio das interações com potenciais clientes.
– Etapa oportuna para debater sobre possíveis ajustes de rota no projeto.
– Bom momento também para fazer um breve apanhado do que foi aprendido na primeira metade do ano.
TEMA HABILIDADES OBJETIVOS
RETOMANDO O QUE FOI APRENDIDO SOBRE OS NOSSOS CLIENTES EM13EMP204 RJ03
EM13EMP204 RJ04
– Resgatar e complementar as discussões sobre as conversas com os clientes, realizadas no bimestre anterior.
– Apresentar aos estudantes maneiras de como fazer pequenas demonstrações e testes dos produtos/ serviços com os clientes.
TESTANDO AS NOSSAS PROPOSTAS DE SOLUÇÃO PARA OS PROBLEMAS DOS CLIENTES EM13EMP204 RJ03
EM13EMP204 RJ04
– Orientar os grupos no processo de como realizar testes iniciais de seus produtos/serviços, em uma pequena escala.
– Trazer exemplos de como prototipar produtos e serviços.
– Direcionar os grupos, por meio de um plano de ação, para que realizem seus testes nos próximos dias.
COMO CHEGAR AOS CLIENTES? (PARTE 1) EM13EMP403 RJ01
EM13EMP403 RJ02
EM13EMP403 RJ03
– Discutir sobre as possibilidades de ampliar os testes e a aproximação com os clientes por meio das redes sociais.
– Tentar responder ao seguinte questionamento: Como construir uma estratégia de comunicação com meu público utilizando as ferramentas que tenho ao meu alcance?
COMO CHEGAR AOS CLIENTES? (PARTE 2) EM13EMP403 RJ01
EM13EMP403 RJ02
EM13EMP403 RJ03
– Propor exercícios em que os grupos tenham que exercitar o que foi discutido na semana anterior.
– O intuito é que cada equipe monte um plano de comunicação com os potenciais clientes.
TEMA HABILIDADES OBJETIVOS
AS BASES DO PLANEJAMENTO FINANCEIRO EM13EMP205 RJ01 Relembrar os principais conceitos de Finanças, alguns deles vistos no primeiro ano do ensino médio, com destaque para Receita, Custo, Despesa e Resultado.
PRECIFICANDO O MEU PRODUTO EM13EMP205 RJ03 – Apresentar aos estudantes estratégias de precificação para produtos e serviços.
– Trazer exemplos e exercícios de precificação para que pratiquem os conhecimentos aprendidos.
– Propor que os estudantes apliquem as técnicas em seus respectivos projetos empreendedores.
SERÁ QUE A CONTA VAI FECHAR? VERIFICANDO A VIABILIDADE FINANCEIRA DOS PROJETOS (PARTE 1) EM13EMP205 RJ05
EM13EMP205 RJ06
– Apresentar aos estudantes conceitos e técnicas para cálculo da viabilidade de projetos empreendedores.
– Nesta etapa, é recomendado que os estudantes sejam desafiados a registrarem suas projeções financeiras em planilhas eletrônicas.
– Nesta etapa, eles precisam apenas se familiarizar com os termos e a lógica dos instrumentos de verificação de viabilidade.
SERÁ QUE A CONTA VAI FECHAR? VERIFICANDO A VIABILIDADE FINANCEIRA DOS PROJETOS (PARTE 2) EM13EMP205 RJ05
EM13EMP205 RJ06
– Dependendo dos avanços dos grupos, nesta etapa já é possível avançar para a explicação de indicadores de análise de investimento, como, por exemplo, TIR, VPL e payback.
– Pedir para que os grupos montem uma primeira versão de suas projeções financeiras para apresentação e discussão na semana seguinte.
SERÁ QUE A CONTA VAI FECHAR? VERIFICANDO A VIABILIDADE FINANCEIRA DOS PROJETOS (PARTE 3) EM13EMP205 RJ05
EM13EMP205 RJ06
– Espaço para que os grupos apresentem seus avanços nas projeções financeiras, recebam dicas de ajustes dos professores e troquem experiências com os colegas.
– Momento oportuno também para promover uma discussão sobre possibilidades de captação de recursos, considerando as particularidades de cada projeto empreendedor.

TEMA / HABILIDADESOBJETIVOS
ACOMPANHAMENTO DOS AVANÇOS DOS PROJETOS (PARTE 1)

EM13EMP302 RJ02
EM13EMP304 RJ02
- Nesta etapa, as equipes devem fazer reuniões semanais com os professores para apresentação dos avanços, resolução de dúvidas e direcionamento para os próximos passos.
- Oportunidade para retomar conceitos e ferramentas de Gestão de Projetos e Gestão de Pessoas.
ACOMPANHAMENTO DOS AVANÇOS DOS PROJETOS (PARTE 2)

EM13EMP302 RJ02
EM13EMP304 RJ02
- Continuando a etapa de acompanhamento dos projetos, recomenda-se convidar outros participantes para a apresentação semanal dos estudantes (um outro docente, representantes da comunidade, empreendedores, outros estudantes). A ideia é ter uma visão nova para os projetos dos estudantes, indo além das percepções do(a) professor(a) que vem acompanhando a turma.
- Esta etapa pode servir também como uma avaliação intermediária dos projetos, fornecendo subsídios para ajustes de rota.
ACOMPANHAMENTO DOS AVANÇOS DOS PROJETOS (PARTE 3)

EM13EMP302 RJ02
EM13EMP304 RJ02
- Troca de aprendizados entre as equipes. Como, provavelmente, muitos dos projetos abordam uma mesma região, a troca de experiências entre as equipes pode favorecer a implementação de soluções.
- Momento para compartilhamento de dicas, desafios e lições aprendidas.
ACOMPANHAMENTO DOS AVANÇOS DOS PROJETOS (PARTE 4)

EM13EMP302 RJ02
EM13EMP304 RJ02
- Neste estágio, espera-se que o(a) docente dê os encaminhamentos finais para os projetos a partir das apresentações realizadas pelas equipes.
ACOMPANHAMENTO DOS AVANÇOS DOS PROJETOS (PARTE 5)

EM13EMP302 RJ02
EM13EMP304 RJ02
Espaço para os últimos ajustes e etapas finais dos projetos.

TEMA / HABILIDADESOBJETIVOS
RELEMBRANDO DICAS PARA UMA APRESENTAÇÃO MELHOR

EM13EMP401 RJ01
EM13EMP401 RJ03
- Retomar discussões sobre o processo de comunicação.
- Apresentar técnicas de comunicação, destacando como elas podem ser aplicadas aos projetos.
- Foco em explicar aos estudantes como fazer uma apresentação no formato elevator pitch (discurso de elevador).
HORA DO ENSAIO!

EM13EMP401 RJ02
EM13EMP401 RJ03
- Espaço para que cada grupo apresente o seu projeto, simulando o dia da apresentação final.
- É importante avaliar itens como preparação, postura, tempo de apresentação, clareza, profundidade do conteúdo apresentado.
- O(A) professor(a) deve direcionar o feedback para oportunidades de melhoria nas apresentações.
- Nesta etapa, não há tempo para grandes ajustes no projeto. O foco deve ser em melhorar a qualidade da apresentação do que foi produzido pelo grupo até o momento.
ÚLTIMOS AJUSTES

EM13EMP401 RJ02
EM13EMP401 RJ03
- Espaço reservado para os últimos ajustes nas apresentações dos projetos.
- Tranquilizar os estudantes e buscar estimulá-los.
APRESENTAÇÕES FINAIS

EM13EMP401 RJ02
EM13EMP401 RJ03
- Dia de celebrar com os estudantes o encerramento da trilha do terceiro ano.
- Oportunidade para reunir toda a comunidade escolar para apreciar a apresentação dos projetos.
- Convidar empreendedores e instituições parceiras.
- Definir antes critérios e membros da banca para avaliação dos projetos.
AVALIAÇÃO DOS RESULTADOS E LIÇÕES APRENDIDAS

EM13EMP302 RJ02
- Esta etapa é fundamental para a aprendizagem dos estudantes. É o momento de retomar tudo o que foi feito ao longo do ano, discutir os resultados dos projetos e pedir para que os estudantes listem e comentem as lições aprendidas.
- Pedir para que cada equipe registre em um documento as principais reflexões e lições aprendidas e entregue ao docente ao final da aula.

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