
- Empreendedorismo Empresarial: Reconhecendo oportunidades para empreender
- Definindo o Projeto de Empreendimento
- Modelagem de negócios
- Validação do modelo de negócio
- O caminho até os clientes
- Traduzindo o planejamento em números
- Acompanhamento dos Projetos e Nossos Resultados
TEMA | HABILIDADES | OBJETIVOS |
EMPREENDEDORISMO EMPRESARIAL | EM13EMP102 RJ01 | – Oportunidade para o(a) professor(a) fazer um breve apanhado do que foi aprendido no ano anterior com o intuito de relembrar os principais conceitos e auxiliar a adaptação dos novos alunos. – Em seguida, a proposta é fazer uma discussão sobre o empreendedorismo empresarial a partir da análise e discussão de casos de criação de novos negócios. |
PRINCIPAIS FATORES DE MUDANÇA NA SOCIEDADE CONTEMPORÂNEA | EM13EMP202 RJ01 EM13EMP202 RJ02 |
– Os professores devem fazer uma apresentação, resumindo as principais macrotendências para os próximos anos. – O intuito é indicar as áreas promissoras, o que merece maior atenção dos estudantes, bem como tentar combinar esta exposição com os interesses de cada um. |
APROFUNDANDO AS PESQUISAS SOBRE NOVAS TENDÊNCIAS | EM13EMP202 RJ01 EM13EMP202 RJ02 |
A idéia desta etapa é fazer com que os estudantes aprofundem as pesquisas sobre novas tendências de mercado a partir de suas listas de temas de interesse. |
EM BUSCA DE OPORTUNIDADES | EM13EMP201 RJ02 | Com base nas pesquisas e discussões anteriores, os estudantes devem preparar, individualmente, uma lista de oportunidades de negócio promissoras. Trata-se de uma lista preliminar, no sentido de explorar possibilidades. O mais importante nesta etapa é pensar em diferentes temáticas. Não é preciso, e nem recomendado, um detalhamento neste momento. |
TEMA | HABILIDADES | OBJETIVOS |
TRAJETÓRIAS X OPORTUNIDADES | EM13EMP304 RJ01 | – Nesta etapa, os estudantes devem fazer uma análise de suas respectivas trajetórias, destacando os principais temas de interesse. – Este é um primeiro esforço no sentido de buscar alinhamento entre as possibilidades listadas na semana anterior e os interesses e trajetórias dos estudantes. Desta forma, ficará mais fácil que eles se organizem em equipes, visando desenvolver em conjunto um projeto empreendedor. |
REGISTRO PRELIMINAR DO PROJETO | EM13EMP304 RJ01 EM13EMP304 RJ02 |
Com base no exercício da semana anterior, os estudantes devem definir as equipes dos projetos e o tema principal a ser trabalhado por cada equipe. É importante que eles registrem: a) nome do projeto ou do negócio (mesmo que seja um nome provisório); b) relação dos integrantes da equipe; c) explicação resumida da proposta empreendedora. |
CONHECENDO O MERCADO EM QUE IREMOS ATUAR (PARTE 1) | EM13EMP203 RJ01 EM13EMP203 RJ02 |
Chamar a atenção dos estudantes para a relevância da análise de mercado e da segmentação de mercado em um projeto empreendedor. Discutir itens como: panorama e dimensionamento de mercado; barreiras à entrada; segmentação; análise da concorrência. |
CONHECENDO O MERCADO EM QUE IREMOS ATUAR (PARTE 2) | EM13EMP203 RJ01 EM13EMP203 RJ02 |
– Partir da ideia preliminar dos projetos dos estudantes, utilizando as temáticas propostas por eles como exemplo para realizar buscas por informações sobre o mercado. – Direcionar o olhar dos estudantes para a identificação do problema a ser resolvido e de seu respectivo segmento de clientes. – Pedir para que os estudantes aprofundem as pesquisas e tragam mais dados para a próxima aula. |
CONHECENDO O MERCADO EM QUE IREMOS ATUAR (PARTE 3) | EM13EMP203 RJ01 EM13EMP203 RJ02 |
– Os grupos devem apresentar os resultados dos levantamentos feitos sobre os mercados de atuação de cada proposta empreendedora. Espaço para discussão e debate com toda a turma. O(a) professor(a) deve indicar ajustes e complementos. – Na semana seguinte, os grupos devem trazer um registro ampliado do projeto, considerando as informações já apresentadas na semana 6 e acrescentando os itens a seguir: a) Qual o problema? Descrição do problema e de como foi identificado (problema no sentido de oportunidade de negócio). b) Quem tem o problema? Descrição do perfil de quem sente o problema. Ou seja, identificar o público que seria cliente do projeto. c) Por que o problema é relevante? Dados e justificativas que evidenciem a relevância do problema a ser resolvido. Importante indicar as fontes. |
DETALHAMENTO DO REGISTRO DO PROJETO | EM13EMP203 RJ01 EM13EMP203 RJ02 |
– Os grupos devem apresentar a consolidação do que trabalhado nas semanas anteriores: a) nome do projeto ou do negócio; b) relação dos integrantes da equipe; c) explicação resumida da proposta empreendedora; d) descrição do problema e de como foi identificado (problema no sentido de oportunidade de negócio); e) descrição do perfil de quem sente o problema (público que seria cliente do projeto); f) dados e justificativas que evidenciem a relevância do problema a ser resolvido. – É comum que os alunos tenham dificuldades, principalmente, na delimitação de problema e segmento. É preciso dar atenção especial a esses pontos. |
TEMA | HABILIDADES | OBJETIVOS |
O MODELO DE NEGÓCIO | EM13EMP203 RJ03 EM13EMP203 RJ04 |
– Apresentar aos estudantes o conceito de modelo de negócio. – Apresentar as principais ferramentas de representação de modelos de negócios. |
EXEMPLOS DE MODELOS DE NEGÓCIOS | EM13EMP203 RJ03 EM13EMP203 RJ04 |
Trazer diferentes exemplos de modelos de negócios para discussão em sala de aula, visando reforçar o que foi apresentado na semana anterior. |
MODELO DE NEGÓCIO DO PROJETO EMPREENDEDOR (PARTE 1) | EM13EMP203 RJ03 EM13EMP203 RJ04 |
– Pedir aos grupos que representem o modelo de negócio de seus projetos (por meio do Canvas ou Lean Canvas). – Esta atividade deve ser iniciada na aula e apresentada na semana seguinte. |
MODELO DE NEGÓCIO DO PROJETO EMPREENDEDOR (PARTE 2) | EM13EMP203 RJ03 EM13EMP203 RJ04 |
– Apresentação, discussão e ajustes da representação do modelo de negócio. – O objetivo é que cada grupo tenha uma versão preliminar do modelo de negócio, algo suficiente para o início das discussões sobre o processo de validação, o que ocorrerá na semana seguinte. |
TEMA | HABILIDADES | OBJETIVOS |
O PROCESSO DE VALIDAÇÃO | EM13EMP204 RJ01 | – Apresentar as etapas do processo de validação, como elas se relacionam e como interferem no planejamento de novos empreendimentos. – O intuito desta etapa é sensibilizar os estudantes para a necessidade de confirmar as premissas iniciais em relação ao negócio. “O papel aceita tudo” e podemos estar errados sobre alguns pontos. É preciso confirmar nossas principais premissas antes da realização de um investimento maior (de tempo e dinheiro) no empreendimento. |
IDENTIFICANDO OS PRINCIPAIS RISCOS DO MEU PROJETO | EM13EMP204 RJ02 | – Apresentar aos estudantes quais são as principais premissas a serem validadas em um modelo de negócio. – Fazer com que os estudantes identifiquem os elementos de maior risco, como ponto de partida para o processo de validação. – Pedir para que os grupos façam um mapa dos principais riscos/premissas de seus projetos. |
CONVERSANDO COM POTENCIAIS CLIENTES (PARTE 1) | EM13EMP204 RJ03 EM13EMP204 RJ04 |
– Explicar aos estudantes maneiras de elaborar, conduzir e avaliar entrevistas e demais interações com potenciais clientes, parceiros e partes interessadas de projetos empreendedores. – Explicar aos estudantes maneiras de elaborar testes para verificar aceitação e viabilidade de produtos e serviços, incluindo o planejamento e implementação de um produto mínimo viável. |
CONVERSANDO COM POTENCIAIS CLIENTES (PARTE 2) | EM13EMP204 RJ03 EM13EMP204 RJ04 |
– Solicitar aos grupos que construam um roteiro preliminar para as primeiras conversas com potenciais clientes. – Analisar e debater os roteiros propostos, bem como indicar ajustes. – Além disso, recomenda-se que os grupos preparem um plano de ação para a obtenção das primeiras entrevistas com potenciais clientes. |
CONVERSANDO COM POTENCIAIS CLIENTES (PARTE 3) | EM13EMP204 RJ03 EM13EMP204 RJ04 |
– Acompanhar o processo de realização de entrevistas com potenciais clientes. – É fundamental que os grupos apresentem um relato semanal dos avanços obtidos com tais interações e de que maneira isto influencia a confirmação/ajustes das premissas iniciais em relação ao modelo de negócio. – É importante que o canvas seja atualizado, semanalmente, incluindo cada novo aprendizado. |
CONVERSANDO COM POTENCIAIS CLIENTES (PARTE 4) | EM13EMP204 RJ03 EM13EMP204 RJ04 |
– Espaço para consolidação dos dados que foram obtidos até o momento por meio das interações com potenciais clientes. – Etapa oportuna para debater sobre possíveis ajustes de rota no projeto. – Bom momento também para fazer um breve apanhado do que foi aprendido na primeira metade do ano. |
TEMA | HABILIDADES | OBJETIVOS |
RETOMANDO O QUE FOI APRENDIDO SOBRE OS NOSSOS CLIENTES | EM13EMP204 RJ03 EM13EMP204 RJ04 |
– Resgatar e complementar as discussões sobre as conversas com os clientes, realizadas no bimestre anterior. – Apresentar aos estudantes maneiras de como fazer pequenas demonstrações e testes dos produtos/ serviços com os clientes. |
TESTANDO AS NOSSAS PROPOSTAS DE SOLUÇÃO PARA OS PROBLEMAS DOS CLIENTES | EM13EMP204 RJ03 EM13EMP204 RJ04 |
– Orientar os grupos no processo de como realizar testes iniciais de seus produtos/serviços, em uma pequena escala. – Trazer exemplos de como prototipar produtos e serviços. – Direcionar os grupos, por meio de um plano de ação, para que realizem seus testes nos próximos dias. |
COMO CHEGAR AOS CLIENTES? (PARTE 1) | EM13EMP403 RJ01 EM13EMP403 RJ02 EM13EMP403 RJ03 |
– Discutir sobre as possibilidades de ampliar os testes e a aproximação com os clientes por meio das redes sociais. – Tentar responder ao seguinte questionamento: Como construir uma estratégia de comunicação com meu público utilizando as ferramentas que tenho ao meu alcance? |
COMO CHEGAR AOS CLIENTES? (PARTE 2) | EM13EMP403 RJ01 EM13EMP403 RJ02 EM13EMP403 RJ03 |
– Propor exercícios em que os grupos tenham que exercitar o que foi discutido na semana anterior. – O intuito é que cada equipe monte um plano de comunicação com os potenciais clientes. |
TEMA | HABILIDADES | OBJETIVOS |
AS BASES DO PLANEJAMENTO FINANCEIRO | EM13EMP205 RJ01 | Relembrar os principais conceitos de Finanças, alguns deles vistos no primeiro ano do ensino médio, com destaque para Receita, Custo, Despesa e Resultado. |
PRECIFICANDO O MEU PRODUTO | EM13EMP205 RJ03 | – Apresentar aos estudantes estratégias de precificação para produtos e serviços. – Trazer exemplos e exercícios de precificação para que pratiquem os conhecimentos aprendidos. – Propor que os estudantes apliquem as técnicas em seus respectivos projetos empreendedores. |
SERÁ QUE A CONTA VAI FECHAR? VERIFICANDO A VIABILIDADE FINANCEIRA DOS PROJETOS (PARTE 1) | EM13EMP205 RJ05 EM13EMP205 RJ06 |
– Apresentar aos estudantes conceitos e técnicas para cálculo da viabilidade de projetos empreendedores. – Nesta etapa, é recomendado que os estudantes sejam desafiados a registrarem suas projeções financeiras em planilhas eletrônicas. – Nesta etapa, eles precisam apenas se familiarizar com os termos e a lógica dos instrumentos de verificação de viabilidade. |
SERÁ QUE A CONTA VAI FECHAR? VERIFICANDO A VIABILIDADE FINANCEIRA DOS PROJETOS (PARTE 2) | EM13EMP205 RJ05 EM13EMP205 RJ06 |
– Dependendo dos avanços dos grupos, nesta etapa já é possível avançar para a explicação de indicadores de análise de investimento, como, por exemplo, TIR, VPL e payback. – Pedir para que os grupos montem uma primeira versão de suas projeções financeiras para apresentação e discussão na semana seguinte. |
SERÁ QUE A CONTA VAI FECHAR? VERIFICANDO A VIABILIDADE FINANCEIRA DOS PROJETOS (PARTE 3) | EM13EMP205 RJ05 EM13EMP205 RJ06 |
– Espaço para que os grupos apresentem seus avanços nas projeções financeiras, recebam dicas de ajustes dos professores e troquem experiências com os colegas. – Momento oportuno também para promover uma discussão sobre possibilidades de captação de recursos, considerando as particularidades de cada projeto empreendedor. |
TEMA / HABILIDADES | OBJETIVOS |
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ACOMPANHAMENTO DOS AVANÇOS DOS PROJETOS (PARTE 1) EM13EMP302 RJ02 EM13EMP304 RJ02 | - Nesta etapa, as equipes devem fazer reuniões semanais com os professores para apresentação dos avanços, resolução de dúvidas e direcionamento para os próximos passos. - Oportunidade para retomar conceitos e ferramentas de Gestão de Projetos e Gestão de Pessoas. |
ACOMPANHAMENTO DOS AVANÇOS DOS PROJETOS (PARTE 2) EM13EMP302 RJ02 EM13EMP304 RJ02 | - Continuando a etapa de acompanhamento dos projetos, recomenda-se convidar outros participantes para a apresentação semanal dos estudantes (um outro docente, representantes da comunidade, empreendedores, outros estudantes). A ideia é ter uma visão nova para os projetos dos estudantes, indo além das percepções do(a) professor(a) que vem acompanhando a turma. - Esta etapa pode servir também como uma avaliação intermediária dos projetos, fornecendo subsídios para ajustes de rota. |
ACOMPANHAMENTO DOS AVANÇOS DOS PROJETOS (PARTE 3) EM13EMP302 RJ02 EM13EMP304 RJ02 | - Troca de aprendizados entre as equipes. Como, provavelmente, muitos dos projetos abordam uma mesma região, a troca de experiências entre as equipes pode favorecer a implementação de soluções. - Momento para compartilhamento de dicas, desafios e lições aprendidas. |
ACOMPANHAMENTO DOS AVANÇOS DOS PROJETOS (PARTE 4) EM13EMP302 RJ02 EM13EMP304 RJ02 | - Neste estágio, espera-se que o(a) docente dê os encaminhamentos finais para os projetos a partir das apresentações realizadas pelas equipes. |
ACOMPANHAMENTO DOS AVANÇOS DOS PROJETOS (PARTE 5) EM13EMP302 RJ02 EM13EMP304 RJ02 | Espaço para os últimos ajustes e etapas finais dos projetos. |
TEMA / HABILIDADES | OBJETIVOS |
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RELEMBRANDO DICAS PARA UMA APRESENTAÇÃO MELHOR EM13EMP401 RJ01 EM13EMP401 RJ03 | - Retomar discussões sobre o processo de comunicação. - Apresentar técnicas de comunicação, destacando como elas podem ser aplicadas aos projetos. - Foco em explicar aos estudantes como fazer uma apresentação no formato elevator pitch (discurso de elevador). |
HORA DO ENSAIO! EM13EMP401 RJ02 EM13EMP401 RJ03 | - Espaço para que cada grupo apresente o seu projeto, simulando o dia da apresentação final. - É importante avaliar itens como preparação, postura, tempo de apresentação, clareza, profundidade do conteúdo apresentado. - O(A) professor(a) deve direcionar o feedback para oportunidades de melhoria nas apresentações. - Nesta etapa, não há tempo para grandes ajustes no projeto. O foco deve ser em melhorar a qualidade da apresentação do que foi produzido pelo grupo até o momento. |
ÚLTIMOS AJUSTES EM13EMP401 RJ02 EM13EMP401 RJ03 | - Espaço reservado para os últimos ajustes nas apresentações dos projetos. - Tranquilizar os estudantes e buscar estimulá-los. |
APRESENTAÇÕES FINAIS EM13EMP401 RJ02 EM13EMP401 RJ03 | - Dia de celebrar com os estudantes o encerramento da trilha do terceiro ano. - Oportunidade para reunir toda a comunidade escolar para apreciar a apresentação dos projetos. - Convidar empreendedores e instituições parceiras. - Definir antes critérios e membros da banca para avaliação dos projetos. |
AVALIAÇÃO DOS RESULTADOS E LIÇÕES APRENDIDAS EM13EMP302 RJ02 | - Esta etapa é fundamental para a aprendizagem dos estudantes. É o momento de retomar tudo o que foi feito ao longo do ano, discutir os resultados dos projetos e pedir para que os estudantes listem e comentem as lições aprendidas. - Pedir para que cada equipe registre em um documento as principais reflexões e lições aprendidas e entregue ao docente ao final da aula. |