• O potencial das redes sociais
  • Empreendedorismo Social
  • O que é Inovação ?
  • Identificando oportunidades de projetos na comunidade
  • Criando valor para a Comunidade
  • Tirando as propostas do papel
  • Acompanhamento dos Projetos e Nossos Resultados
TEMA HABILIDADES OBJETIVOS
RETOMANDO AS LIÇÕES APRENDIDAS NO ANO 1 EM13EMP402 RJ01
EM13EMP403 RJ02
– Oportunidade para o(a) professor(a) fazer um breve apanhado do que foi aprendido no ano anterior com o intuito de relembrar os principais conceitos e auxiliar a adaptação dos novos alunos.
– Em seguida, a proposta é fazer uma discussão sobre as apresentações feitas no ano anterior, estimulando a reflexão dos estudantes em relação aos seus próprios avanços no processo de comunicação.
– O próximo passo é direcionar a atenção dos estudantes para como utilizam as redes sociais, fazendo com que percebam o seu comportamento nas redes, destacando as ferramentas já utilizadas por eles e as possibilidades ainda não exploradas.
– Abordar estratégias de comunicação no ambiente digital.
EXPLORANDO NOVOS USOS DAS REDES SOCIAIS (PARTE 1) EM13EMP403 RJ02
EM13EMP403 RJ03
– Trazer exemplos de como as redes sociais podem ser utilizadas para fins profissionais: para fins de pesquisa / obtenção de informações / para divulgação e promoção de projetos e empreendimentos.
– Propor uma atividade em que os estudantes: a) implementem melhorias em suas próprias redes com base no que foi visto em sala (escolher uma das redes e incluir, pelo menos, 02 melhorias); b) trazer um exemplo de utilização das redes sociais para fins profissionais ou acadêmicos.
EXPLORANDO NOVOS USOS DAS REDES SOCIAIS (PARTE 2) EM13EMP403 RJ02
EM13EMP403 RJ03
– Momento de os estudantes apresentarem e discutirem com a turma os resultados do exercício de novos usos das redes sociais.
– Espaço para trocar experiências e dicas com os colegas.
TEMA HABILIDADES OBJETIVOS
O QUE É EMPREENDEDORISMO SOCIAL? EM13EMP102 RJ03 – Apresentar aos alunos o conceito de empreendedorismo social.
– Apresentar exemplos de diferentes tipos de empreendimentos sociais.
– Propor uma atividade em que os estudantes, divididos em equipes, devem buscar empreendimentos sociais a serem apoiados por meio de ações nas redes sociais. A ideia é que os estudantes tragam, na semana seguinte, possibilidades de instituições a serem auxiliadas.
APOIANDO EMPREENDIMENTOS SOCIAIS POR MEIO DE AÇÕES NAS REDES (PARTE 1)

EM13EMP102 RJ03
EM13EMP304 RJ01

– Este é o momento dos grupos decidirem os empreendimentos sociais que serão apoiados. Os alunos deverão trazer para a aula as pesquisas feitas previamente. Tais pesquisas poderão ser complementadas por sugestões de instituições trazidas pelos próprios professores.
– Após analisar as possibilidades em conjunto com a turma, cada grupo deve indicar o empreendimento social que escolheu ajudar.
– Além disso, as equipes devem se preparar para tentar fazer uma visita à instituição escolhida, no sentido de buscar mais informações, identificar demandas e possibilidades de apoio. Observação: Dependendo do contexto, as visitas podem ser substituídas por outro tipo de contato.
APOIANDO EMPREENDIMENTOS SOCIAIS POR MEIO DE AÇÕES NAS REDES (PARTE 2) EM13EMP102 RJ03
EM13EMP301 RJ01
EM13EMP302 RJ01
Espaço reservado para visitar o empreendimento social escolhido. O intuito é entender as demandas e definir o escopo da ação de apoio a ser realizada nas redes sociais.
APOIANDO EMPREENDIMENTOS SOCIAIS POR MEIO DE AÇÕES NAS REDES (PARTE 3) EM13EMP301 RJ02
EM13EMP302 RJ02
EM13EMP403 RJ03
– Os grupos devem trazer para a sala de aula os resultados da coleta de informações junto aos empreendimentos sociais visitados/pesquisados.
– Os professores devem auxiliar o planejamento das ações de apoio. O objetivo é responder à seguinte questão: Como podemos promover uma ação de apoio utilizando as redes sociais?
– Cada grupo deve entregar um plano de ação para as semanas seguintes (duas semanas de execução e uma apresentação dos resultados na terceira semana).
APOIANDO EMPREENDIMENTOS SOCIAIS POR MEIO DE AÇÕES NAS REDES (PARTE 4) EM13EMP301 RJ02
EM13EMP302 RJ02
EM13EMP402 RJ01
EM13EMP403 RJ01
EM13EMP403 RJ03
– Implementar as ações planejadas na semana anterior. Há aqui um universo de possibilidades. Os alunos deverão resgatar conceitos de Gestão de Projetos, de Comunicação, Solução de Problemas. Além disso, será possível aplicar uma série de ferramentas digitais na execução das ações, considerando as particularidades de cada projeto.
– Neste momento, o acompanhamento e direcionamento por parte dos docentes é fundamental.
APOIANDO EMPREENDIMENTOS SOCIAIS POR MEIO DE AÇÕES NAS REDES (PARTE 5) EM13EMP301 RJ02
EM13EMP302 RJ02
EM13EMP402 RJ01
EM13EMP403 RJ01
EM13EMP403 RJ03
– Nesta etapa, os docentes devem direcionar os estudantes para a finalização das ações. Lembrando que a ideia era promover uma ação de escopo limitado e de curta duração.
– Além disso, é oportuno convidar representantes dos empreendimentos sociais escolhidos para participação na semana seguinte, momento em que os resultados serão apresentados.
– Recomenda-se também passar instruções gerais aos estudantes de como organizar a apresentação dos resultados.
APOIANDO EMPREENDIMENTOS SOCIAIS POR MEIO DE AÇÕES NAS REDES (PARTE 6) EM13EMP102 RJ03
EM13EMP402 RJ01
– Momento de apresentar os resultados obtidos com as ações de apoio promovidas nas redes sociais.
– Espaço para debater com a turma e convidados o potencial de impacto de empreendimentos sociais, bem como os benefícios de um uso planejado e organizado das redes sociais em prol de um projeto.
TEMA HABILIDADES OBJETIVOS
ENTENDENDO A INOVAÇÃO E SEUS TIPOS EM13EMP406 RJ01 – Discutir com os estudantes casos de empreendedores / empreendimentos que inovaram.
– Possibilidade de se trabalhar em diversos níveis de abrangência, mas não se esquecer de trazer alguns exemplos próximos à realidade dos estudantes.
– A partir dos exemplos, promover uma discussão com os estudantes do que é a inovação e de sua relevância para o desenvolvimento econômico e social de uma determinada região ou país.
INOVAÇÃO COMO UM PROCESSO EM13EMP406 RJ02 – Apresentar aos estudantes as fases do processo de inovação, identificando os cuidados a serem tomados em cada uma delas.
– Trazer casos de projetos inovadores para serem trabalhados com os estudantes, fazendo com que identifiquem e detalhem as fases do processo de inovação.
DE ONDE VÊM AS INOVAÇÕES? EM13EMP406 RJ03 – Listar e exemplificar as diferentes fontes de inovação para diferentes tipos de empreendimentos.
– Abordar o papel e a relevância das redes de inovação para o planejamento e a viabilização de projetos empreendedores.
NÓS CONHECEMOS O NOSSO ENTORNO? EM13EMP201 RJ02 – Proporcionar aos estudantes um panorama do entorno da escola (bairro ou município), destacando um pouco de sua história, pontos fortes e fragilidades.
– Nesta etapa, é oportuno trazer convidados para enriquecer o debate com os estudantes.
– Desta forma, os estudantes, que podem, inclusive, aproveitar os grupos da atividade envolvendo empreendedorismo social, já devem começar a identificar oportunidades de projetos na comunidade.
TEMA HABILIDADES OBJETIVOS
OLHANDO PARA AS OPORTUNIDADES DE PROJETOS NA COMUNIDADE EM13EMP201 RJ02 – Como continuação da semana anterior, os estudantes, já divididos em grupos, devem listar as possibilidades de temas e projetos de intervenção na comunidade.
– O professor deve mediar as discussões e as escolhas.
– Nesta primeira etapa, não é preciso detalhar os temas e projetos. A ideia é apenas ter uma visão preliminar da temática a ser trabalhada, uma vez que o próximo passo consiste, justamente, em realizar pesquisas para entender melhor as possibilidades.
EM BUSCA DE PROBLEMAS A SEREM RESOLVIDOS (PARTE 1) EM13EMP202 RJ03
EM13EMP202 RJ04
– A partir de uma versão preliminar dos temas dos projetos, os estudantes devem iniciar pesquisas, combinando bases públicas e consultas a atores estratégicos, no sentido de identificar problemas a serem resolvidos.
– O objetivo neste primeiro momento é obter a maior quantidade possível de informações sobre o assunto, reunindo insumos para os debates em sala de aula.
EM BUSCA DE PROBLEMAS A SEREM RESOLVIDOS (PARTE 2) EM13EMP202 RJ03
EM13EMP202 RJ04
– Nesta etapa, os estudantes devem apresentar os resultados preliminares do levantamento de informações sobre a temática escolhida, bem como os potenciais problemas.
– A partir dos resultados, receberão apoio dos professores para aprofundar o entendimento dos problemas encontrados, bem como priorizar o que será objeto de análise do projeto.
– Nas semanas seguintes, os estudantes devem aplicar um conjunto de ferramentas de gestão de processos para aprofundar o entendimento dos problemas.
EM BUSCA DE PROBLEMAS A SEREM RESOLVIDOS (PARTE 3) EM13EMP301 RJ01
EM13EMP303 RJ01
EM13EMP303 RJ02
EM13EMP303 RJ03
– Com o auxílio dos professores, os estudantes deverão aplicar um conjunto de ferramentas de gestão de processos no intuito de aprofundar o entendimento sobre os problemas a serem enfrentados por cada grupo.
– As ferramentas a serem utilizadas dependerão muito do contexto e do projeto, mas podem incluir, por exemplo, fluxogramas e diagrama de causa e efeito.
EM BUSCA DE PROBLEMAS A SEREM RESOLVIDOS (PARTE 4) EM13EMP301 RJ01
EM13EMP303 RJ01
EM13EMP303 RJ02
EM13EMP303 RJ03
– Espaço para os grupos apresentarem os resultados do levantamento de informações sobre os problemas a serem enfrentados, consolidando o que foi produzido nas semanas anteriores.
O PONTO DE PARTIDA PARA OS PROJETOS NA COMUNIDADE EM13EMP201 RJ02
EM13EMP302 RJ02
– Chegou o momento de fazer o registro completo de temas para cada equipe, bem como delimitar o escopo dos projetos. Lembrando que os estudantes precisam pensar em algo exequível até o final do ano letivo. É preciso pensar em algo desafiador, mas, ao mesmo tempo, possível.
– Ao final da aula, as equipes devem entregar um documento com a relação dos temas, problemas a serem enfrentados e o que pretendem fazer no projeto (escopo com lista preliminar dos principais objetivos a serem alcançados).

TEMA / HABILIDADESOBJETIVOS
BUSCANDO FORMAS DE GERAR VALOR (PARTE 1)

EM13EMP406 RJ02
EM13EMP406 RJ03
EM13EMP405 RJ02
- O terceiro bimestre se inicia com a seguinte pergunta sendo direcionada aos grupos de estudantes: Como resolver os problemas mapeados no final do bimestre anterior, construindo um caminho para o alcance dos objetivos traçados?
- É oportuno resgatar aqui os conceitos de inovação, fazendo com que os estudantes reflitam sobre como introduzir inovações para buscar soluções para os problemas.
- Há espaço também para aplicar técnicas de criatividade para geração e avaliação de novas ideias.
BUSCANDO FORMAS DE GERAR VALOR (PARTE 2)

EM13EMP406 RJ03
EM13EMP202 RJ03
EM13EMP202 RJ04
- Para aprofundar a busca por soluções para os problemas, é recomendado aprender com quem já atua na área e lida com as mesmas questões. Afinal, “observar os outros” é uma das fontes de inovação.
- Nesta etapa, os estudantes deverão fazer um levantamento de iniciativas similares, seus resultados e seus desafios.
BUSCANDO FORMAS DE GERAR VALOR (PARTE 3)

EM13EMP204 RJ03
EM13EMP301 RJ02
- Conversar com especialistas na área e partes interessadas no projeto, como forma de entender melhor as necessidades e os caminhos para atendê-las.
- Os grupos devem se organizar para uma rodada de entrevistas com as partes interessadas.
- Os professores devem guiar o planejamento das entrevistas.
PROPOSTA DE SOLUÇÃO PARA O PROBLEMA

EM13EMP301 RJ02
EM13EMP302 RJ02
- Neste estágio, os grupos deverão apresentar o detalhamento de uma proposta de solução para o problema escolhido, bem como um plano de ação para as próximas etapas do projeto.

TEMA / HABILIDADESOBJETIVOS
QUAL É O PAPEL DE CADA UM?
EM13EMP304 RJ02
- Revisão do plano de ação do estágio anterior, conduzida pelo(a) professor(a), verificando se as tarefas estão bem distribuídas e se cada integrante está ciente de seu papel na equipe.
APRENDENDO A NEGOCIAR

EM13EMP404 RJ01
EM13EMP404 RJ02
- Apresentar aos estudantes conceitos básicos de Negociação.
- Fases do processo de negociação e suas aplicações em situações práticas do cotidiano.
- Reconhecer as diferenças entre a negociação distributiva e integrativa.
SIMULANDO UMA NEGOCIAÇÃO

EM13EMP404 RJ01
EM13EMP404 RJ02
- Propor atividade em sala, simulando situações de negociação.
- O objetivo é fazer com que os estudantes apliquem os conceitos e técnicas vistos na semana anterior.
CAPTAÇÃO DE RECURSOS (PARTE 1)

EM13EMP205 RJ04
- Apresentar aos estudantes formas de captação de recursos.
- Discutir formas que podem ser utilizadas por cada uma das equipes para viabilização e/ou incremento dos projetos.
CAPTAÇÃO DE RECURSOS (PARTE 2)

EM13EMP205 RJ04
- Solicitar aos grupos que montem um plano de captação de recursos.
- Tal proposta deve ser iniciada em sala e apresentada na semana seguinte.
INÍCIO DA EXECUÇÃO DO PROJETO

EM13EMP205 RJ04
EM13EMP301 RJ02
- Iniciar levantamento de recursos e execução do projeto.
- A partir deste ponto, os projetos entram na fase de implementação das soluções.
- As etapas seguintes envolverão o acompanhamento da implementação por parte dos docentes e demais integrantes da equipe escolar.

TEMA / HABILIDADESOBJETIVOS
ACOMPANHAMENTO DOS AVANÇOS DOS PROJETOS (PARTE 1)

EM13EMP302 RJ02
EM13EMP304 RJ02
- Nesta etapa, as equipes devem fazer reuniões semanais com os professores para apresentação dos avanços, resolução de dúvidas e direcionamento para os próximos passos.
- Oportunidade para retomar conceitos e ferramentas de Gestão de Projetos e Gestão de Pessoas.
ACOMPANHAMENTO DOS AVANÇOS DOS PROJETOS (PARTE 2)

EM13EMP302 RJ02
EM13EMP304 RJ02
- Continuando a etapa de acompanhamento dos projetos, recomenda-se convidar outros participantes para a apresentação semanal dos estudantes (um outro docente, representantes da comunidade, empreendedores, outros estudantes). A ideia é ter uma visão nova para os projetos dos estudantes, indo além das percepções do(a) professor(a) que vem acompanhando a turma.
- Esta etapa pode servir também como uma avaliação intermediária dos projetos, fornecendo subsídios para ajustes de rota.
ACOMPANHAMENTO DOS AVANÇOS DOS PROJETOS (PARTE 3)

EM13EMP302 RJ02
EM13EMP304 RJ02
- Troca de aprendizados entre as equipes. Como, provavelmente, muitos dos projetos abordam uma mesma região, a troca de experiências entre as equipes pode favorecer a implementação de soluções.
- Momento para compartilhamento de dicas, desafios e lições aprendidas.
ACOMPANHAMENTO DOS AVANÇOS DOS PROJETOS (PARTE 4)

EM13EMP302 RJ02
EM13EMP304 RJ02
- Neste estágio, espera-se que o(a) docente dê os encaminhamentos finais para os projetos a partir das apresentações realizadas pelas equipes.
ACOMPANHAMENTO DOS AVANÇOS DOS PROJETOS (PARTE 5)

EM13EMP302 RJ02
EM13EMP304 RJ02
Espaço para os últimos ajustes e etapas finais dos projetos.

TEMA / HABILIDADESOBJETIVOS
RELEMBRANDO DICAS PARA UMA APRESENTAÇÃO MELHOR

EM13EMP401 RJ01
EM13EMP401 RJ03
- Retomar discussões sobre o processo de comunicação.
- Apresentar técnicas de comunicação, destacando como elas podem ser aplicadas aos projetos.
- Destacar também maneiras de produzir materiais complementares para divulgação dos resultados do projeto na comunidade. A produção de um vídeo pode ser um exemplo.
HORA DO ENSAIO!

EM13EMP401 RJ02
EM13EMP401 RJ03
- Espaço para que cada grupo apresente o seu projeto, simulando o dia da apresentação final.
- É importante avaliar itens como preparação, postura, tempo de apresentação, clareza, profundidade do conteúdo apresentado.
- O(A) professor(a) deve direcionar o feedback para oportunidades de melhoria nas apresentações.
- Nesta etapa, não há tempo para grandes ajustes no projeto. O foco deve ser em melhorar a qualidade da apresentação do que foi produzido pelo grupo até o momento.
ÚLTIMOS AJUSTES

EM13EMP401 RJ02
EM13EMP401 RJ03
- Espaço reservado para os últimos ajustes nas apresentações dos projetos.
- Espaço para finalização e edição de materiais complementares para divulgação dos projetos (vídeos, por exemplo).
- Tranquilizar os estudantes e buscar estimulá-los.
APRESENTAÇÕES FINAIS

EM13EMP401 RJ02
EM13EMP401 RJ03
- Dia de celebrar com os estudantes o encerramento da trilha do segundo ano.
- Oportunidade para reunir toda a comunidade escolar para apreciar a apresentação dos projetos.
- Convidar representantes da comunidade local.
- Definir antes critérios e membros da banca para avaliação dos projetos.
AVALIAÇÃO DOS RESULTADOS E LIÇÕES APRENDIDAS

EM13EMP302 RJ02
- Esta etapa é fundamental para a aprendizagem dos estudantes. É o momento de retomar tudo o que foi feito ao longo do ano, discutir os resultados dos projetos e pedir para que os estudantes listem e comentem as lições aprendidas.
- Pedir para que cada equipe registre em um documento as principais reflexões e lições aprendidas e entregue ao docente ao final da aula.

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