• O que é Empreendedorismo
  • Propostas de Projetos para a Escola
  • Diagnosticando Problemas
  • Buscando Soluções para os Problemas
  • Planejamento de Recursos
  • Acompanhamento dos Projetos e Nossos Resultados

TEMA / HABILIDADESOBJETIVOS
O PONTO DE PARTIDA:
O QUE É EMPREENDEDORISMO?

EM13EMP101.RJ01
EM13EMP101.RJ02
Entender qual a visão dos estudantes sobre o que é Empreendedorismo.
– Propor dinâmica para que os estudantes apresentem a sua visão sobre o tema.
– Resumir as principais contribuições da turma, registrar e arquivar para comparações no futuro.
– Mostrar que empreender vai além da criação de um negócio. Trazer para a turma exemplos de atitude empreendedora em situações do cotidiano. Debater o tema com a turma.
– Propor atividade (para casa):
– Pedir para que os estudantes encontrem exemplos de situações próximas a eles em que alguém agiu de maneira empreendedora.
ATITUDE EMPREENDEDORA

EM13EMP101 RJ02
– Professor(a) tira dúvidas sobre o tema, relembra os aspectos-chave do conceito de atitude empreendedora.
– Os estudantes trazem suas contribuições individuais, e, organizados em grupos, debatem e selecionam os exemplos mais representativos.
– Cada grupo apresenta os casos que selecionou.
– A turma debate e analisa os casos apresentados com o apoio do(a) professor(a).
UM POUCO DE HISTÓRIA: A EVOLUÇÃO DAS DISCUSSÕES SOBRE O EMPREENDEDORISMO

EM13EMP101 RJ03
EM13EMP101 RJ04
– A partir do entendimento dos estudantes de que o empreendedorismo é um conceito mais amplo do que parece, apresentar um breve histórico da evolução do conceito ao longo do tempo, incluir na discussão os diferentes entendimentos para o termo empreendedor.
– Apresentar o empreendedor como agente de transformação, com importante papel no desenvolvimento econômico e social.
QUEM É O(A) EMPREENDEDOR(A)?

EM13EMP103 RJ01
– Uma das visões do Empreendedorismo é focada em aspectos comportamentais, o que deixa espaço para as discussões das características do comportamento empreendedor.
– O professor pode retomar as visões do empreendedorismo (vistas na semana anterior) para detalhar as características do comportamento empreendedor.
– A ideia é que o professor descreva as características e mostre exemplos de sua aplicação em situações concretas.
– Propor exercício (para casa) em que os alunos entrevistem empreendedores locais/regionais e identifiquem na trajetória deles características do comportamento empreendedor.
- Reservar espaço na aula para que os alunos façam um plano de ação para o cumprimento do exercício.

TEMA / HABILIDADESOBJETIVOS
EU CONHEÇO UM(A) EMPREENDEDOR(A) (PARTE 1)

EM13EMP103 RJ02
Nesta etapa os alunos, provavelmente, já começaram a identificar exemplos próximos de empreendedores. O objetivo da semana é apoiá-los na condução do trabalho e permitir os últimos ajustes e direcionamentos para as apresentações (a
serem realizadas na semana seguinte).
EU CONHEÇO UM(A) EMPREENDEDOR(A) (PARTE 2)

EM13EMP103 RJ02
Os alunos apresentam os resultados do exercício sobre características do comportamento empreendedor:
– Quem escolheram para entrevistar e qual o
motivo da escolha.
– Relato da trajetória do(a) empreendedor(a).
– Quais características do comportamento empreendedor estão presentes na trajetória (e como as identificou).
– Lições/inspirações que podemos levar da trajetória pesquisada para as nossas próprias vidas.
EU EMPREENDEDOR(A) (PARTE 1)

EM13EMP103 RJ03
EM13EMP405 RJ02
– Cada estudante faz uma autoavaliação identificando potencialidades e lacunas de competências empreendedoras. Quais características eu tenho de maneira mais desenvolvida? Quais preciso desenvolver mais?
– Fazer proposta de discussão do tema em sala, pedir para que os estudantes registrem uma autoavaliação prévia.
– Complementar o exercício feito em sala com um trabalho para casa:
– Os estudantes poderão complementar a visão que têm de si conversando com pessoas próximas. Sugere-se que conversem com, pelo menos, três pessoas, como, por exemplo: um colega de turma, um familiar e um amigo.
– A proposta é que os estudantes façam um resumo de sua própria avaliação e das percepções dos colegas e amigos (sempre tendo como norte as características do comportamento empreendedor).
EU EMPREENDEDOR(A) (PARTE 2)

EM13EMP103 RJ03
– Apresentação dos estudantes sobre o trabalho de autoavaliação envolvendo as características do comportamento empreendedor.
– Debate com a turma sobre os resultados encontrados.
EU EMPREENDEDOR(A) (PARTE 3)

EM13EMP103 RJ04
– Propor que os estudantes anotem quais são seus objetivos para o futuro (horizontes de 03, 05 e 10 anos).
– Resgatar discussões da semana anterior e pedir para que os estudantes reflitam sobre como as características do comportamento empreendedor podem contribuir para o alcance de seus objetivos.
– Pedir para que cada estudante identifique e discuta sobre maneiras de desenvolver essas características e de como conectá-las com os seus respectivos projetos de vida.
EMPREENDER ENVOLVE UM CONJUNTO DE ETAPAS

EM13EMP201 RJ01
EM13EMP201 RJ02
EM13EMP201 RJ03
– Discutir com os estudantes que empreender está diretamente relacionado com oportunidade e que envolve um conjunto de etapas.
– Apresentar as etapas do processo empreendedor (identificação, avaliação e exploração de oportunidades).
– Relacionar oportunidade como o processo de identificação e resolução de problemas.
– Este tópico também traz a possibilidade de fazer um apanhado de tudo o que foi estudado ao longo do bimestre, auxiliando os estudantes a fixarem os conteúdos.
FAZENDO A DIFERENÇA (PARTE 1)

EM13EMP102 RJ02
– Explicar conceito de intraempreendedorismo.
– Mostrar exemplos de projetos intraempreendedores.
– Informar que o trabalho final do ano letivo será a realização de um projeto intraempreendedor na escola.

TEMA / HABILIDADESOBJETIVOS
FAZENDO A DIFERENÇA (PARTE 2)

EM13EMP102 RJ02
- Retomar conceito de intraempreendedorismo.
- Sensibilizar a turma para as possibilidades de desenvolvimento de projetos intraempreendedores na escola.
- Desejável contar com a participação da direção/gestão da escola.
REUNINDO ESFORÇOS PARA FAZER A DIFERENÇA

EM13EMP304 RJ01
Apresentar os benefícios, os desafios e os cuidados presentes no processo de formação de equipes de trabalho para atuarem em projetos empreendedores.
O QUE É UM PROJETO?

EM13EMP302 RJ01
- Apresentar aos estudantes o que é um projeto.
- Apresentar quais as áreas do gerenciamento de projetos e a relevância de cada uma delas.
A IMPORTÂNCIA DE UMA BOA COMUNICAÇÃO

EM13EMP401 RJ01
- A Comunicação como uma das áreas do gerenciamento de projetos.
- Fazer com que os estudantes compreendam os elementos presentes no processo de comunicação e a importância de uma boa comunicação para o sucesso do projeto.
DEFINIÇÃO DO PROJETO EMPREENDEDOR NA ESCOLA (EQUIPES E TEMAS)

EM13EMP201 RJ02
EM13EMP304 RJ01
- Espaço para que o(a) professor(a) discuta com a turma possibilidades de projetos intraempreendedores no contexto da escola. Sugere-se resgatar as discussões da primeira semana do segundo bimestre.
- Entender os interesses e preferências dos estudantes.
- Facilitar a formação de equipes e a definição de temas.
- O objetivo é chegar ao final da aula com uma primeira versão das equipes e dos temas a serem abordados por cada uma.

TEMA / HABILIDADESOBJETIVOS
PESQUISANDO O QUE JÁ SE SABE SOBRE O TEMA ESCOLHIDO (PARTE 1)

EM13EMP202 RJ03
EM13EMP202 RJ04
- Discutir com os estudantes a relevância de se observar o que já se sabe sobre determinado assunto. Provavelmente, os temas escolhidos pelos estudantes já foram objeto de análise/projeto em outras escolas. Observar experiências parecidas pode ser de grande ajuda para evitar retrabalho.
- Mas é preciso ter cuidado com as fontes pesquisadas. Sugere-se discutir com os estudantes a importância de verificar as fontes de pesquisa: Como saber se uma fonte é confiável? Como saber se a informação obtida é válida? Quais fontes podem ser úteis para o tema escolhido?
- Outro ponto importante é apresentar ferramentas para registro e organização dos dados obtidos (tabelas, planilhas, pastas compartilhadas, relatórios de pesquisa etc).
- Propor atividade (para casa) em que os estudantes pesquisam mais informações sobre o tema de seus respectivos projetos.
PESQUISANDO O QUE JÁ SE SABE SOBRE O TEMA ESCOLHIDO (PARTE 2)

EM13EMP202 RJ03
EM13EMP202 RJ04
Retomar atividade proposta para os grupos, pedindo que cada equipe apresente os primeiros achados sobre o tema escolhido. Neste estágio, as equipes terão, provavelmente, informações preliminares. O objetivo é verificar os caminhos percorridos e dar novos direcionamentos para que apresentem algo mais estruturado na semana seguinte:
- O que se sabe sobre o assunto?
- Há projetos similares em outros lugares? O que foi feito?
- Quais os principais desafios?
- Quais ideias surgiram da pesquisa?
- Como as equipes estão registrando as informações obtidas?

Tirar dúvidas e dar encaminhamentos complementares para as equipes.
PESQUISANDO O QUE JÁ SE SABE SOBRE O TEMA ESCOLHIDO (PARTE 3)

EM13EMP202 RJ03
EM13EMP202 RJ04
- Apresentação das equipes com a consolidação de suas pesquisas sobre o que já se sabe sobre o tema escolhido e sobre o relato de experiências semelhantes em outros contextos.
- Debate a partir dos resultados apresentados.
INVESTIGANDO PROBLEMAS: POR DENTRO DOS PROCESSOS (PARTE 1)

EM13EMP303 RJ01
EM13EMP303 RJ02
EM13EMP303 RJ03
- Nesta etapa é importante que os estudantes compreendam o que é um processo de trabalho e como a gestão de processos pode ser utilizada para investigação de problemas.
- Apresentar aos estudantes o que é um fluxograma, mostrar exemplos e pedir para que construam fluxogramas de situações de seu cotidiano.
- Orientar os estudantes sobre como aplicar ferramentas de mapeamento e análise de processos em seus projetos intraempreendedores.

Obs.: As próximas semanas serão dedicadas a aprofundar essas discussões. Neste momento, é preciso apenas que os estudantes tenham uma visão geral do assunto e comecem a obter informações que os ajudem a compreender melhor os problemas/processos relacionados ao projeto intraempreendedor escolhido.
INVESTIGANDO PROBLEMAS: POR DENTRO DOS PROCESSOS (PARTE 2)

EM13EMP301 RJ01
EM13EMP303 RJ02
EM13EMP303 RJ03
- Espaço para apoiar o esforço das equipes para mapeamento de processos.
- A ideia é que os estudantes façam o mapeamento dos principais processos relacionados aos seus respectivos projetos intraempreendedores, buscando identificar problemas, suas causas e oportunidades de melhoria.
- Recomenda-se que durante esta etapa os estudantes possam realizar trabalhos e discussões não apenas em sala de aula, mas também interagindo com outros atores. Por exemplo, se a proposta de projeto de uma determinada equipe envolve a biblioteca da escola, espera-se que os estudantes entrevistem o(a) bibliotecário(a) e outros estudantes que frequentam a biblioteca. Esta é uma etapa de investigação.
INVESTIGANDO PROBLEMAS: POR DENTRO DOS PROCESSOS (PARTE 3)

EM13EMP303 RJ03
- Nesta etapa, os estudantes já estarão munidos de um conjunto de informações. No entanto, muito provavelmente, as informações ainda estarão incompletas. É neste momento que o(a) professor(a) verifica os avanços dos esforços de mapeamento de processos e direciona os estudantes para ações complementares que possam vir a enriquecer o diagnóstico realizado por cada grupo.
- Além disso, é preciso informar aos estudantes que deverão apresentar o detalhamento do diagnóstico na semana seguinte.
INVESTIGANDO PROBLEMAS: POR DENTRO DOS PROCESSOS (PARTE 4)

EM13EMP303 RJ03
- Apresentação dos estudantes: consolidação do diagnóstico realizado por cada equipe, incluindo principais problemas, suas causas e oportunidades de melhoria.
- Debate a partir dos resultados apresentados.
- Estimular a interação entre os grupos, a troca de experiências, vivências e dicas.
- Cada grupo deve anotar os ajustes a serem feitos em seu diagnóstico e realizar as mudanças para apresentá-las no primeiro encontro do semestre seguinte.
- Este tópico também traz a possibilidade de fazer um apanhado de tudo o que foi estudado ao longo do bimestre, auxiliando os estudantes a fixarem os conteúdos.

TEMA / HABILIDADESOBJETIVOS
PRIORIZANDO PROBLEMAS

EM13EMP303 RJ03
- Capa equipe deve retomar o diagnóstico realizado no bimestre anterior, incluindo os ajustes indicados.
- O foco das equipes deve ser priorizar os problemas e selecionar quais aspectos serão trabalhados em maior profundidade nos projetos.
CRIATIVIDADE E PROCESSO CRIATIVO

EM13EMP405 RJ01
- Apresentar o conceito de criatividade, fazendo com que os estudantes compreendam que não é algo restrito à pessoas especiais e que todos podem ser criativos.
- Apresentar as etapas do processo criativo e os cuidados a serem tomados em cada uma delas.
COMO ESTIMULAR A CRIATIVIDADE?

EM13EMP405 RJ02
- Apresentar aos estudantes um conjunto de técnicas para estimular a criatividade.
- Enfatizar as técnicas voltadas para geração de novas ideias e resolução de problemas. Tais técnicas serão importantes para aplicação nos projetos intraempreendedores dos estudantes.
ENCONTRANDO SOLUÇÕES (PARTE 1)

EM13EMP405 RJ02
EM13EMP301 RJ02
- O objetivo desta etapa é aplicar técnicas para estimular o pensamento criativo e encontrar soluções para os problemas selecionados pelas equipes.
- A ideia é retomar o diagnóstico feito pelas equipes e realizar rodadas de aplicação das técnicas de criatividade.
ENCONTRANDO SOLUÇÕES (PARTE 2)

EM13EMP405 RJ02
EM13EMP301 RJ02
- Espaço para ajustes e complementos das atividades realizadas na semana anterior.
- Recomenda-se também que os estudantes busquem informações complementares, intensificando pesquisas sobre soluções semelhantes utilizadas em outras escolas.
APROFUNDANDO O PLANEJAMENTO DOS PROJETOS INTRAEMPREENDEDORES (PARTE 1)

EM13EMP302 RJ02
EM13EMP304 RJ02
- Ao chegarem nesta etapa, as equipes já possuem um diagnóstico do tema escolhido, já identificaram e priorizaram problemas, bem como pensaram em alternativas de solução. Chegou a hora, portanto, de planejar o projeto intraempreendedor de maneira mais estruturada, detalhando os próximos passos que serão dados.
- Nesta etapa, é oportuno apresentar e discutir com os alunos instrumentos e ferramentas para gestão de projetos.
- Outro ponto a ser destacado aqui são dicas para gerenciamento de equipes. Sem uma boa organização do trabalho, os estudantes terão dificuldades em colocar os seus projetos em prática.
APROFUNDANDO O PLANEJAMENTO DOS PROJETOS INTRAEMPREENDEDORES (PARTE 2)

EM13EMP302 RJ02
EM13EMP304 RJ02
Propor atividade em sala:
- Os estudantes devem detalhar o planejamento dos seus respectivos projetos intraempreendedores para a escola.
- Ao final da aula, cada equipe deve entregar um detalhamento dos próximos passos do projeto.

TEMA / HABILIDADESOBJETIVOS
OBTENDO RECURSOS PARA O PROJETO

EM13EMP205 RJ01
- Provavelmente, os estudantes precisarão de algum recurso para viabilizar a execução de seus projetos intraempreendedores. Pode ser que, em alguns casos, demandem apenas recursos que podem ser obtidos na própria escola. No entanto, é possível que tenham que captar recursos adicionais, que podem obter via algum apoio externo ou por meio da organização de um evento, por exemplo. Esta é uma oportunidade de trabalhar com os estudantes os principais conceitos de Finanças, dando ênfase nos aspectos relacionados a orçamento e captação de recursos.
- Ao final da aula, pedir para que os estudantes estimem os principais gastos com o projeto e elaborem um plano para captação de recursos.

Obs.: Mesmo que os projetos não envolvam desembolso de recurso, é importante que os estudantes listem os principais recursos necessários, nem que seja a alocação de horas dos próprios alunos e dos professores.
APLICANDO CONCEITOS DE FINANÇAS NO MEU PLANEJAMENTO PESSOAL (PARTE 1)

EM13EMP205 RJ02
- Nesta etapa o objetivo é mostrar aos estudantes que os conceitos de Finanças não são aplicados apenas em projetos empreendedores, mas também em projetos pessoais.
- A ideia é focar em aplicações das Finanças em nosso cotidiano e no projeto de vida.
APLICANDO CONCEITOS DE FINANÇAS NO MEU PLANEJAMENTO PESSOAL (PARTE 2)

EM13EMP205 RJ02

EM13EMP205 RJ02
Agora que os estudantes já foram sensibilizados para o tema, sugere-se que sejam estimulados a realizarem um exercício de aplicação dos conceitos de finanças em seu planejamento pessoal e no projeto de vida, incluindo o estabelecimento de objetivos financeiros para curto, médio e longo prazo.

TEMA / HABILIDADESOBJETIVOS
ACOMPANHAMENTO DOS AVANÇOS DOS PROJETOS (PARTE 1)

EM13EMP302 RJ02
EM13EMP304 RJ02
- Nesta etapa, as equipes devem fazer reuniões semanais com os professores para apresentação dos avanços, resolução de dúvidas e direcionamento para os próximos passos.
- Oportunidade para retomar conceitos e ferramentas de Gestão de Projetos e Gestão de Pessoas.
ACOMPANHAMENTO DOS AVANÇOS DOS PROJETOS (PARTE 2)

EM13EMP302 RJ02
EM13EMP304 RJ02
- Continuando a etapa de acompanhamento dos projetos, recomenda-se convidar outros participantes para a apresentação semanal dos estudantes (um outro docente, representantes da comunidade, empreendedores, outros estudantes). A ideia é ter uma visão nova para os projetos dos estudantes, indo além das percepções do(a) professor(a) que vem acompanhando a turma.
- Esta etapa pode servir também como uma avaliação intermediária dos projetos, fornecendo subsídios para ajustes de rota.
ACOMPANHAMENTO DOS AVANÇOS DOS PROJETOS (PARTE 3)

EM13EMP302 RJ02
EM13EMP304 RJ02
Neste estágio, espera-se que o(a) docente dê os encaminhamentos finais para os projetos a partir das apresentações realizadas pelas equipes.
ACOMPANHAMENTO DOS AVANÇOS DOS PROJETOS (PARTE 4)

EM13EMP302 RJ02
EM13EMP304 RJ02
Espaço para os últimos ajustes e etapas finais dos projetos intraempreendedores.

TEMA / HABILIDADESOBJETIVOS
TÉCNICAS DE COMUNICAÇÃO

EM13EMP401 RJ01
EM13EMP401 RJ03
- Retomar discussões sobre o processo de comunicação.
- Apresentar técnicas de comunicação, destacando como elas podem ser aplicadas aos projetos intraempreendedores.
COMO POSSO ME COMUNICAR MELHOR?

EM13EMP401 RJ02
EM13EMP401 RJ03
- Propor aos estudantes uma análise de suas habilidades de comunicação, bem como dos principais vícios de comunicação adquiridos ao longo do tempo.
- A ideia é um ganho de consciência de quais são suas potencialidades e de como podem superar desafios de comunicação.
HORA DO ENSAIO!

EM13EMP401 RJ02
EM13EMP401 RJ03
- Espaço para que cada grupo apresente o seu projeto, simulando o dia da apresentação final.
- É importante avaliar itens como preparação, postura, tempo de apresentação, clareza, profundidade do conteúdo apresentado.
- O(A) professor(a) deve direcionar o feedback para oportunidades de melhoria nas apresentações.
- Nesta etapa, não há tempo para grandes ajustes no projeto. O foco deve ser em melhorar a qualidade da apresentação do que foi produzido pelo grupo até o momento.
ÚLTIMOS AJUSTES

EM13EMP401 RJ02
EM13EMP401 RJ03
- Espaço reservado para os últimos ajustes nas apresentações dos projetos.
- Tranquilizar os estudantes e buscar estimulá-los.
APRESENTAÇÕES FINAIS

EM13EMP401 RJ02
EM13EMP401 RJ03
- Dia de celebrar com os estudantes o encerramento da trilha do primeiro ano.
- Oportunidade para reunir toda a comunidade escolar para apreciar a apresentação dos projetos.
- Definir antes critérios e membros da banca para avaliação dos projetos.
AVALIAÇÃO DOS RESULTADOS E LIÇÕES APRENDIDAS

EM13EMP302 RJ02
- Esta etapa é fundamental para a aprendizagem dos estudantes. É o momento de retomar tudo o que foi feito ao longo do ano, discutir os resultados dos projetos e pedir para que os estudantes listem e comentem as lições aprendidas.
- Pedir para que cada equipe registre em um documento as principais reflexões e lições aprendidas e entregue ao docente ao final da aula.
- Espaço para retomar resumo das principais percepções dos estudantes sobre o que é Empreendedorismo (atividade realizada na primeira semana do ano). Discutir com a turma se houve mudanças nas percepções. Registrar resumo das novas percepções.

Skip to content