
- O que é Empreendedorismo
- Propostas de Projetos para a Escola
- Diagnosticando Problemas
- Buscando Soluções para os Problemas
- Planejamento de Recursos
- Acompanhamento dos Projetos e Nossos Resultados
TEMA / HABILIDADES | OBJETIVOS |
---|---|
O PONTO DE PARTIDA: O QUE É EMPREENDEDORISMO? EM13EMP101.RJ01 EM13EMP101.RJ02 | Entender qual a visão dos estudantes sobre o que é Empreendedorismo. – Propor dinâmica para que os estudantes apresentem a sua visão sobre o tema. – Resumir as principais contribuições da turma, registrar e arquivar para comparações no futuro. – Mostrar que empreender vai além da criação de um negócio. Trazer para a turma exemplos de atitude empreendedora em situações do cotidiano. Debater o tema com a turma. – Propor atividade (para casa): – Pedir para que os estudantes encontrem exemplos de situações próximas a eles em que alguém agiu de maneira empreendedora. |
ATITUDE EMPREENDEDORA EM13EMP101 RJ02 | – Professor(a) tira dúvidas sobre o tema, relembra os aspectos-chave do conceito de atitude empreendedora. – Os estudantes trazem suas contribuições individuais, e, organizados em grupos, debatem e selecionam os exemplos mais representativos. – Cada grupo apresenta os casos que selecionou. – A turma debate e analisa os casos apresentados com o apoio do(a) professor(a). |
UM POUCO DE HISTÓRIA: A EVOLUÇÃO DAS DISCUSSÕES SOBRE O EMPREENDEDORISMO EM13EMP101 RJ03 EM13EMP101 RJ04 | – A partir do entendimento dos estudantes de que o empreendedorismo é um conceito mais amplo do que parece, apresentar um breve histórico da evolução do conceito ao longo do tempo, incluir na discussão os diferentes entendimentos para o termo empreendedor. – Apresentar o empreendedor como agente de transformação, com importante papel no desenvolvimento econômico e social. |
QUEM É O(A) EMPREENDEDOR(A)? EM13EMP103 RJ01 | – Uma das visões do Empreendedorismo é focada em aspectos comportamentais, o que deixa espaço para as discussões das características do comportamento empreendedor. – O professor pode retomar as visões do empreendedorismo (vistas na semana anterior) para detalhar as características do comportamento empreendedor. – A ideia é que o professor descreva as características e mostre exemplos de sua aplicação em situações concretas. – Propor exercício (para casa) em que os alunos entrevistem empreendedores locais/regionais e identifiquem na trajetória deles características do comportamento empreendedor. - Reservar espaço na aula para que os alunos façam um plano de ação para o cumprimento do exercício. |
TEMA / HABILIDADES | OBJETIVOS |
---|---|
EU CONHEÇO UM(A) EMPREENDEDOR(A) (PARTE 1) EM13EMP103 RJ02 | Nesta etapa os alunos, provavelmente, já começaram a identificar exemplos próximos de empreendedores. O objetivo da semana é apoiá-los na condução do trabalho e permitir os últimos ajustes e direcionamentos para as apresentações (a serem realizadas na semana seguinte). |
EU CONHEÇO UM(A) EMPREENDEDOR(A) (PARTE 2) EM13EMP103 RJ02 | Os alunos apresentam os resultados do exercício sobre características do comportamento empreendedor: – Quem escolheram para entrevistar e qual o motivo da escolha. – Relato da trajetória do(a) empreendedor(a). – Quais características do comportamento empreendedor estão presentes na trajetória (e como as identificou). – Lições/inspirações que podemos levar da trajetória pesquisada para as nossas próprias vidas. |
EU EMPREENDEDOR(A) (PARTE 1) EM13EMP103 RJ03 EM13EMP405 RJ02 | – Cada estudante faz uma autoavaliação identificando potencialidades e lacunas de competências empreendedoras. Quais características eu tenho de maneira mais desenvolvida? Quais preciso desenvolver mais? – Fazer proposta de discussão do tema em sala, pedir para que os estudantes registrem uma autoavaliação prévia. – Complementar o exercício feito em sala com um trabalho para casa: – Os estudantes poderão complementar a visão que têm de si conversando com pessoas próximas. Sugere-se que conversem com, pelo menos, três pessoas, como, por exemplo: um colega de turma, um familiar e um amigo. – A proposta é que os estudantes façam um resumo de sua própria avaliação e das percepções dos colegas e amigos (sempre tendo como norte as características do comportamento empreendedor). |
EU EMPREENDEDOR(A) (PARTE 2) EM13EMP103 RJ03 | – Apresentação dos estudantes sobre o trabalho de autoavaliação envolvendo as características do comportamento empreendedor. – Debate com a turma sobre os resultados encontrados. |
EU EMPREENDEDOR(A) (PARTE 3) EM13EMP103 RJ04 | – Propor que os estudantes anotem quais são seus objetivos para o futuro (horizontes de 03, 05 e 10 anos). – Resgatar discussões da semana anterior e pedir para que os estudantes reflitam sobre como as características do comportamento empreendedor podem contribuir para o alcance de seus objetivos. – Pedir para que cada estudante identifique e discuta sobre maneiras de desenvolver essas características e de como conectá-las com os seus respectivos projetos de vida. |
EMPREENDER ENVOLVE UM CONJUNTO DE ETAPAS EM13EMP201 RJ01 EM13EMP201 RJ02 EM13EMP201 RJ03 | – Discutir com os estudantes que empreender está diretamente relacionado com oportunidade e que envolve um conjunto de etapas. – Apresentar as etapas do processo empreendedor (identificação, avaliação e exploração de oportunidades). – Relacionar oportunidade como o processo de identificação e resolução de problemas. – Este tópico também traz a possibilidade de fazer um apanhado de tudo o que foi estudado ao longo do bimestre, auxiliando os estudantes a fixarem os conteúdos. |
FAZENDO A DIFERENÇA (PARTE 1) EM13EMP102 RJ02 | – Explicar conceito de intraempreendedorismo. – Mostrar exemplos de projetos intraempreendedores. – Informar que o trabalho final do ano letivo será a realização de um projeto intraempreendedor na escola. |
TEMA / HABILIDADES | OBJETIVOS |
---|---|
FAZENDO A DIFERENÇA (PARTE 2) EM13EMP102 RJ02 | - Retomar conceito de intraempreendedorismo. - Sensibilizar a turma para as possibilidades de desenvolvimento de projetos intraempreendedores na escola. - Desejável contar com a participação da direção/gestão da escola. |
REUNINDO ESFORÇOS PARA FAZER A DIFERENÇA EM13EMP304 RJ01 | Apresentar os benefícios, os desafios e os cuidados presentes no processo de formação de equipes de trabalho para atuarem em projetos empreendedores. |
O QUE É UM PROJETO? EM13EMP302 RJ01 | - Apresentar aos estudantes o que é um projeto. - Apresentar quais as áreas do gerenciamento de projetos e a relevância de cada uma delas. |
A IMPORTÂNCIA DE UMA BOA COMUNICAÇÃO EM13EMP401 RJ01 | - A Comunicação como uma das áreas do gerenciamento de projetos. - Fazer com que os estudantes compreendam os elementos presentes no processo de comunicação e a importância de uma boa comunicação para o sucesso do projeto. |
DEFINIÇÃO DO PROJETO EMPREENDEDOR NA ESCOLA (EQUIPES E TEMAS) EM13EMP201 RJ02 EM13EMP304 RJ01 | - Espaço para que o(a) professor(a) discuta com a turma possibilidades de projetos intraempreendedores no contexto da escola. Sugere-se resgatar as discussões da primeira semana do segundo bimestre. - Entender os interesses e preferências dos estudantes. - Facilitar a formação de equipes e a definição de temas. - O objetivo é chegar ao final da aula com uma primeira versão das equipes e dos temas a serem abordados por cada uma. |
TEMA / HABILIDADES | OBJETIVOS |
---|---|
PESQUISANDO O QUE JÁ SE SABE SOBRE O TEMA ESCOLHIDO (PARTE 1) EM13EMP202 RJ03 EM13EMP202 RJ04 | - Discutir com os estudantes a relevância de se observar o que já se sabe sobre determinado assunto. Provavelmente, os temas escolhidos pelos estudantes já foram objeto de análise/projeto em outras escolas. Observar experiências parecidas pode ser de grande ajuda para evitar retrabalho. - Mas é preciso ter cuidado com as fontes pesquisadas. Sugere-se discutir com os estudantes a importância de verificar as fontes de pesquisa: Como saber se uma fonte é confiável? Como saber se a informação obtida é válida? Quais fontes podem ser úteis para o tema escolhido? - Outro ponto importante é apresentar ferramentas para registro e organização dos dados obtidos (tabelas, planilhas, pastas compartilhadas, relatórios de pesquisa etc). - Propor atividade (para casa) em que os estudantes pesquisam mais informações sobre o tema de seus respectivos projetos. |
PESQUISANDO O QUE JÁ SE SABE SOBRE O TEMA ESCOLHIDO (PARTE 2) EM13EMP202 RJ03 EM13EMP202 RJ04 | Retomar atividade proposta para os grupos, pedindo que cada equipe apresente os primeiros achados sobre o tema escolhido. Neste estágio, as equipes terão, provavelmente, informações preliminares. O objetivo é verificar os caminhos percorridos e dar novos direcionamentos para que apresentem algo mais estruturado na semana seguinte: - O que se sabe sobre o assunto? - Há projetos similares em outros lugares? O que foi feito? - Quais os principais desafios? - Quais ideias surgiram da pesquisa? - Como as equipes estão registrando as informações obtidas? Tirar dúvidas e dar encaminhamentos complementares para as equipes. |
PESQUISANDO O QUE JÁ SE SABE SOBRE O TEMA ESCOLHIDO (PARTE 3) EM13EMP202 RJ03 EM13EMP202 RJ04 | - Apresentação das equipes com a consolidação de suas pesquisas sobre o que já se sabe sobre o tema escolhido e sobre o relato de experiências semelhantes em outros contextos. - Debate a partir dos resultados apresentados. |
INVESTIGANDO PROBLEMAS: POR DENTRO DOS PROCESSOS (PARTE 1) EM13EMP303 RJ01 EM13EMP303 RJ02 EM13EMP303 RJ03 | - Nesta etapa é importante que os estudantes compreendam o que é um processo de trabalho e como a gestão de processos pode ser utilizada para investigação de problemas. - Apresentar aos estudantes o que é um fluxograma, mostrar exemplos e pedir para que construam fluxogramas de situações de seu cotidiano. - Orientar os estudantes sobre como aplicar ferramentas de mapeamento e análise de processos em seus projetos intraempreendedores. Obs.: As próximas semanas serão dedicadas a aprofundar essas discussões. Neste momento, é preciso apenas que os estudantes tenham uma visão geral do assunto e comecem a obter informações que os ajudem a compreender melhor os problemas/processos relacionados ao projeto intraempreendedor escolhido. |
INVESTIGANDO PROBLEMAS: POR DENTRO DOS PROCESSOS (PARTE 2) EM13EMP301 RJ01 EM13EMP303 RJ02 EM13EMP303 RJ03 | - Espaço para apoiar o esforço das equipes para mapeamento de processos. - A ideia é que os estudantes façam o mapeamento dos principais processos relacionados aos seus respectivos projetos intraempreendedores, buscando identificar problemas, suas causas e oportunidades de melhoria. - Recomenda-se que durante esta etapa os estudantes possam realizar trabalhos e discussões não apenas em sala de aula, mas também interagindo com outros atores. Por exemplo, se a proposta de projeto de uma determinada equipe envolve a biblioteca da escola, espera-se que os estudantes entrevistem o(a) bibliotecário(a) e outros estudantes que frequentam a biblioteca. Esta é uma etapa de investigação. |
INVESTIGANDO PROBLEMAS: POR DENTRO DOS PROCESSOS (PARTE 3) EM13EMP303 RJ03 | - Nesta etapa, os estudantes já estarão munidos de um conjunto de informações. No entanto, muito provavelmente, as informações ainda estarão incompletas. É neste momento que o(a) professor(a) verifica os avanços dos esforços de mapeamento de processos e direciona os estudantes para ações complementares que possam vir a enriquecer o diagnóstico realizado por cada grupo. - Além disso, é preciso informar aos estudantes que deverão apresentar o detalhamento do diagnóstico na semana seguinte. |
INVESTIGANDO PROBLEMAS: POR DENTRO DOS PROCESSOS (PARTE 4) EM13EMP303 RJ03 | - Apresentação dos estudantes: consolidação do diagnóstico realizado por cada equipe, incluindo principais problemas, suas causas e oportunidades de melhoria. - Debate a partir dos resultados apresentados. - Estimular a interação entre os grupos, a troca de experiências, vivências e dicas. - Cada grupo deve anotar os ajustes a serem feitos em seu diagnóstico e realizar as mudanças para apresentá-las no primeiro encontro do semestre seguinte. - Este tópico também traz a possibilidade de fazer um apanhado de tudo o que foi estudado ao longo do bimestre, auxiliando os estudantes a fixarem os conteúdos. |
TEMA / HABILIDADES | OBJETIVOS |
---|---|
PRIORIZANDO PROBLEMAS EM13EMP303 RJ03 | - Capa equipe deve retomar o diagnóstico realizado no bimestre anterior, incluindo os ajustes indicados. - O foco das equipes deve ser priorizar os problemas e selecionar quais aspectos serão trabalhados em maior profundidade nos projetos. |
CRIATIVIDADE E PROCESSO CRIATIVO EM13EMP405 RJ01 | - Apresentar o conceito de criatividade, fazendo com que os estudantes compreendam que não é algo restrito à pessoas especiais e que todos podem ser criativos. - Apresentar as etapas do processo criativo e os cuidados a serem tomados em cada uma delas. |
COMO ESTIMULAR A CRIATIVIDADE? EM13EMP405 RJ02 | - Apresentar aos estudantes um conjunto de técnicas para estimular a criatividade. - Enfatizar as técnicas voltadas para geração de novas ideias e resolução de problemas. Tais técnicas serão importantes para aplicação nos projetos intraempreendedores dos estudantes. |
ENCONTRANDO SOLUÇÕES (PARTE 1) EM13EMP405 RJ02 EM13EMP301 RJ02 | - O objetivo desta etapa é aplicar técnicas para estimular o pensamento criativo e encontrar soluções para os problemas selecionados pelas equipes. - A ideia é retomar o diagnóstico feito pelas equipes e realizar rodadas de aplicação das técnicas de criatividade. |
ENCONTRANDO SOLUÇÕES (PARTE 2) EM13EMP405 RJ02 EM13EMP301 RJ02 | - Espaço para ajustes e complementos das atividades realizadas na semana anterior. - Recomenda-se também que os estudantes busquem informações complementares, intensificando pesquisas sobre soluções semelhantes utilizadas em outras escolas. |
APROFUNDANDO O PLANEJAMENTO DOS PROJETOS INTRAEMPREENDEDORES (PARTE 1) EM13EMP302 RJ02 EM13EMP304 RJ02 | - Ao chegarem nesta etapa, as equipes já possuem um diagnóstico do tema escolhido, já identificaram e priorizaram problemas, bem como pensaram em alternativas de solução. Chegou a hora, portanto, de planejar o projeto intraempreendedor de maneira mais estruturada, detalhando os próximos passos que serão dados. - Nesta etapa, é oportuno apresentar e discutir com os alunos instrumentos e ferramentas para gestão de projetos. - Outro ponto a ser destacado aqui são dicas para gerenciamento de equipes. Sem uma boa organização do trabalho, os estudantes terão dificuldades em colocar os seus projetos em prática. |
APROFUNDANDO O PLANEJAMENTO DOS PROJETOS INTRAEMPREENDEDORES (PARTE 2) EM13EMP302 RJ02 EM13EMP304 RJ02 | Propor atividade em sala: - Os estudantes devem detalhar o planejamento dos seus respectivos projetos intraempreendedores para a escola. - Ao final da aula, cada equipe deve entregar um detalhamento dos próximos passos do projeto. |
TEMA / HABILIDADES | OBJETIVOS |
---|---|
OBTENDO RECURSOS PARA O PROJETO EM13EMP205 RJ01 | - Provavelmente, os estudantes precisarão de algum recurso para viabilizar a execução de seus projetos intraempreendedores. Pode ser que, em alguns casos, demandem apenas recursos que podem ser obtidos na própria escola. No entanto, é possível que tenham que captar recursos adicionais, que podem obter via algum apoio externo ou por meio da organização de um evento, por exemplo. Esta é uma oportunidade de trabalhar com os estudantes os principais conceitos de Finanças, dando ênfase nos aspectos relacionados a orçamento e captação de recursos. - Ao final da aula, pedir para que os estudantes estimem os principais gastos com o projeto e elaborem um plano para captação de recursos. Obs.: Mesmo que os projetos não envolvam desembolso de recurso, é importante que os estudantes listem os principais recursos necessários, nem que seja a alocação de horas dos próprios alunos e dos professores. |
APLICANDO CONCEITOS DE FINANÇAS NO MEU PLANEJAMENTO PESSOAL (PARTE 1) EM13EMP205 RJ02 | - Nesta etapa o objetivo é mostrar aos estudantes que os conceitos de Finanças não são aplicados apenas em projetos empreendedores, mas também em projetos pessoais. - A ideia é focar em aplicações das Finanças em nosso cotidiano e no projeto de vida. |
APLICANDO CONCEITOS DE FINANÇAS NO MEU PLANEJAMENTO PESSOAL (PARTE 2) EM13EMP205 RJ02 EM13EMP205 RJ02 | Agora que os estudantes já foram sensibilizados para o tema, sugere-se que sejam estimulados a realizarem um exercício de aplicação dos conceitos de finanças em seu planejamento pessoal e no projeto de vida, incluindo o estabelecimento de objetivos financeiros para curto, médio e longo prazo. |
TEMA / HABILIDADES | OBJETIVOS |
---|---|
ACOMPANHAMENTO DOS AVANÇOS DOS PROJETOS (PARTE 1) EM13EMP302 RJ02 EM13EMP304 RJ02 | - Nesta etapa, as equipes devem fazer reuniões semanais com os professores para apresentação dos avanços, resolução de dúvidas e direcionamento para os próximos passos. - Oportunidade para retomar conceitos e ferramentas de Gestão de Projetos e Gestão de Pessoas. |
ACOMPANHAMENTO DOS AVANÇOS DOS PROJETOS (PARTE 2) EM13EMP302 RJ02 EM13EMP304 RJ02 | - Continuando a etapa de acompanhamento dos projetos, recomenda-se convidar outros participantes para a apresentação semanal dos estudantes (um outro docente, representantes da comunidade, empreendedores, outros estudantes). A ideia é ter uma visão nova para os projetos dos estudantes, indo além das percepções do(a) professor(a) que vem acompanhando a turma. - Esta etapa pode servir também como uma avaliação intermediária dos projetos, fornecendo subsídios para ajustes de rota. |
ACOMPANHAMENTO DOS AVANÇOS DOS PROJETOS (PARTE 3) EM13EMP302 RJ02 EM13EMP304 RJ02 | Neste estágio, espera-se que o(a) docente dê os encaminhamentos finais para os projetos a partir das apresentações realizadas pelas equipes. |
ACOMPANHAMENTO DOS AVANÇOS DOS PROJETOS (PARTE 4) EM13EMP302 RJ02 EM13EMP304 RJ02 | Espaço para os últimos ajustes e etapas finais dos projetos intraempreendedores. |
TEMA / HABILIDADES | OBJETIVOS |
---|---|
TÉCNICAS DE COMUNICAÇÃO EM13EMP401 RJ01 EM13EMP401 RJ03 | - Retomar discussões sobre o processo de comunicação. - Apresentar técnicas de comunicação, destacando como elas podem ser aplicadas aos projetos intraempreendedores. |
COMO POSSO ME COMUNICAR MELHOR? EM13EMP401 RJ02 EM13EMP401 RJ03 | - Propor aos estudantes uma análise de suas habilidades de comunicação, bem como dos principais vícios de comunicação adquiridos ao longo do tempo. - A ideia é um ganho de consciência de quais são suas potencialidades e de como podem superar desafios de comunicação. |
HORA DO ENSAIO! EM13EMP401 RJ02 EM13EMP401 RJ03 | - Espaço para que cada grupo apresente o seu projeto, simulando o dia da apresentação final. - É importante avaliar itens como preparação, postura, tempo de apresentação, clareza, profundidade do conteúdo apresentado. - O(A) professor(a) deve direcionar o feedback para oportunidades de melhoria nas apresentações. - Nesta etapa, não há tempo para grandes ajustes no projeto. O foco deve ser em melhorar a qualidade da apresentação do que foi produzido pelo grupo até o momento. |
ÚLTIMOS AJUSTES EM13EMP401 RJ02 EM13EMP401 RJ03 | - Espaço reservado para os últimos ajustes nas apresentações dos projetos. - Tranquilizar os estudantes e buscar estimulá-los. |
APRESENTAÇÕES FINAIS EM13EMP401 RJ02 EM13EMP401 RJ03 | - Dia de celebrar com os estudantes o encerramento da trilha do primeiro ano. - Oportunidade para reunir toda a comunidade escolar para apreciar a apresentação dos projetos. - Definir antes critérios e membros da banca para avaliação dos projetos. |
AVALIAÇÃO DOS RESULTADOS E LIÇÕES APRENDIDAS EM13EMP302 RJ02 | - Esta etapa é fundamental para a aprendizagem dos estudantes. É o momento de retomar tudo o que foi feito ao longo do ano, discutir os resultados dos projetos e pedir para que os estudantes listem e comentem as lições aprendidas. - Pedir para que cada equipe registre em um documento as principais reflexões e lições aprendidas e entregue ao docente ao final da aula. - Espaço para retomar resumo das principais percepções dos estudantes sobre o que é Empreendedorismo (atividade realizada na primeira semana do ano). Discutir com a turma se houve mudanças nas percepções. Registrar resumo das novas percepções. |